Dividindo as dúvidas e os conhecimentos

Novidades no blog
Como não só médicos, mas outros profissionais de saúde estão envolvidos no tratamento dos pacientes portadores de HIV/AIDS, formalmente estão sendo convidados a participar das discussões, enviar casos e dúvidas. Para enviar um caso ou uma dúvida, clique no final de um caso, em comentário, mesmo que não seja diretamente relacionado a ele. Será visto pela adminstradora do blog e será publicado. Se não tiver uma identidade das listadas, publique como anônimo.

Ao publicar este blog minha intenção é criar uma rede de médicos que, por meio da discussão de casos clínicos, possam atender ainda melhor seus pacientes. As dúvidas também podem ser transformadas em situações hipotéticas sobre as quais poderemos debater. Todos os interessados são bem vindos.

30/05/10 Alteração nas postagens:
Ao criar o novo nome para o nosso blog, tive que passar todos os comentários do antigo para cá e por vezes errei, colei 2 vezes ou em lugar errado e tive que apagar. É por isso que está aparecendo que algumas postagens foram excluídas por mim. Pior: não consegui copiar os seguidores para este blog.
Desculpa, mas sou uma blogueira iniciante e errante.
Tânia

GRUPO, PODE HAVER UMA INCOMPATIBILIDADE DO BLOGGER COM INTERNET EXPLORER. CASO VOCÊ TENHA PROBLEMA PODE INSTALAR O FIREFOX OU O GOOGLE CHROME. LIMKS PARA INSTALAÇÃO: http://br.mozdev.org/download/ www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Caso 57- masculino, 39 anos, dispepsia, em uso de ATV/r


Motivo da discussão:
1-    Tratar com esquema tríplice para H.Pylori em vigência do esquema ARV atual?
2-    Suspender os ARV durante o preríodo de tratamento da H. Pylori?
3-    Aterar o equema ARV e tratar para H.Pylori?
4-    Manter o esquema ARV, usar os antibióticos para tratamento da H. Pylori e não usar medicamentos que reduzam a secreção ácida do estômago?


Masculino, 39 anos, cozinheiro.
Obeso, hipertenso compensado com 30 mg de Enalapril/dia, portador de gastrite crônica antral, em atividade, H.Pylori e pinçamento diafragmático na JEEG. Sintomático e pelo estudo histopatológico não existe metaplasia intestinal.

Está no 2º esquema ARV, não por falha, mas para diminuir risco cardiovascular, já que é hipertenso e tabagista. Iniciou com AZT + 3TC + LPV/r e está agora com AZT + 3TC +ATV/r.
O médico assistente vem tentando há muito convencê-lo de mudar seu estilo de vida. Mesmo com as dificuldades em aderir a um programa de exercícios e dieta, conseguiu reduzir o seu peso de 142 para 133 Kg. Ele agora não é mais sedentário e reduziu o número de cigarros ao dia, e tem a intenção de parar. 

2 comentários:

  1. Suspender não! Troque o atazanavir. Trate a dislipidemia. Pode fazer FPV 2cp 24/24h com rito 100mg/dia. Depois reveja o AZT.
    Márcia Rachid

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que não deveria suspender os ARV e acho boa a sugestão de FPV/r, que, se não tiver passado de falha com IP, pode ser feito na dose 1400/100. Caso já tivesse falhado aí eu acho que tanto faz LPV/r ou FPV/r 200 em termos de perfil lipídico. Não voltaria mais com ATV/r. Gente com gastrite sempre tem gastrite. Fica difícil não usar medicamentos que reduzam a secreção ácida.Também acho boa sugestão a substituição do AZT por TDF (de olho no rim) ou ABC (que eu só faço de tiver como fazer HLAB*5701). Não faria as trocas no mesmo tempo. Prefiro trocar uma droga e depois a outra.

    ResponderExcluir