Dividindo as dúvidas e os conhecimentos

Novidades no blog
Como não só médicos, mas outros profissionais de saúde estão envolvidos no tratamento dos pacientes portadores de HIV/AIDS, formalmente estão sendo convidados a participar das discussões, enviar casos e dúvidas. Para enviar um caso ou uma dúvida, clique no final de um caso, em comentário, mesmo que não seja diretamente relacionado a ele. Será visto pela adminstradora do blog e será publicado. Se não tiver uma identidade das listadas, publique como anônimo.

Ao publicar este blog minha intenção é criar uma rede de médicos que, por meio da discussão de casos clínicos, possam atender ainda melhor seus pacientes. As dúvidas também podem ser transformadas em situações hipotéticas sobre as quais poderemos debater. Todos os interessados são bem vindos.

30/05/10 Alteração nas postagens:
Ao criar o novo nome para o nosso blog, tive que passar todos os comentários do antigo para cá e por vezes errei, colei 2 vezes ou em lugar errado e tive que apagar. É por isso que está aparecendo que algumas postagens foram excluídas por mim. Pior: não consegui copiar os seguidores para este blog.
Desculpa, mas sou uma blogueira iniciante e errante.
Tânia

GRUPO, PODE HAVER UMA INCOMPATIBILIDADE DO BLOGGER COM INTERNET EXPLORER. CASO VOCÊ TENHA PROBLEMA PODE INSTALAR O FIREFOX OU O GOOGLE CHROME. LIMKS PARA INSTALAÇÃO: http://br.mozdev.org/download/ www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Caso 34- Homem, 46 anos, lipodistrofico, deseja usad rHGH


Motivo da discussão:


1- Paciente preocupado com a lipodistrofia, nível superior , procura internet e lê sobre GH (norditropin). Apresenta giba e acúmulo de gordura abdominal.Deseja fazer uso da medicação.
2- Quais os benefícios do uso de GH para tratamento de lipodistrofia?
3- Quais a doses recomendadas, tempo de tratamento e possibilidade de recidiva após a suspensão do rHGH?
4- Que outras opções podem ser consideradas além de exercícios e cirurgia plástica?


Caso:
46 anos Masc
Out/1995 TOXO SNC
CD4 195 CV não realizada iniciou AZT + 3TC
Esquemas utilizados
fev/98 a mai/00 AZT + 3TC + NVP
Mai/00 a fev/04 AZT + DDI + NFV
Fev/04 a abr/06 D4T + 3TC + NFV

Evoluindo c/ CD4 entre 200 a 400 e CV entre 3500 a 6000 com ARV
Abril/06 susp ARV 6 meses

Exs set/06 CD4 566 CV 642.000
reinicia em Out/06 AZT + 3TC + ATV

Março 2008 procura antendimento informando antecedentes de coronariopatia
em uso AAS ,clopidogrel , Succinato de metoprolol,valsartan ,sinvastatina
CD4 367 CV 5.506
solicitada GENOTIPAGEM

Ago/2008
Mutações ITRN 41l ,44d ,118i/v ,184v ,211k ,214f ,215y
Mutações ITRNN 181c/y
Mutações IP 13v ,16f ,36l/m ,50l/i ,62v ,84v/i

LAUDO Ampla resistencia aos ITRN/t e ITRNN, preservando intermediário TDF+3TC
Várias mutações aos IPs preservando LPV/R FPV
(Obs DRV e RAL não disponíveis na época)

Sugestão MRG TDF 3TC LPV/R T20

Na época paciente em procedimento cirúrgico p/ lipodistrofia, metacrilato face, prótese em nádegas, usando testosterona , recusando medicação injetável (usando clopidogrel)

2009 introduzido esq com TDF + 3TC + LPV/R + RAL + pravastatina. Mantida medicação cardiológica.
15/07/09 CD4 508 CV 74
05/02/10 CD4 479 CV 51
17/06/10 CD4 484 CV <50
11/12/10 CD4 468 CV <50
Exs laboratorio NDN

QUESTOES
Pcte preocupado c/ lipodistrofia, nível superior , procura internet e lê sobre GH (norditropin)
Apresenta giba, gordura abdominal, deseja fazer uso da mesma

Benefícios da mesma , doses, tempo de tratamento , recidiva após cessar uso etc
Outras opções alem exercícios e cirurgia

5 comentários:

  1. Antes de começarmos a discussão envio para vocês uma revisão sobre lipodistrofia. Coloquei no e-mail de todos, mas podem acessar em http://emedicine.medscape.com/article/1082199-overview

    ResponderExcluir
  2. A única droga aprovada pelo FDA para tratamento do acúmulo de gordura abdminal por lipohipertrofia em pacientes HIV é o tesamorelin (Egrifta; Theratechnologies, Inc, and marketed by EMD Serono. Trata-se de um
    análogo sintético do fator de liberação do hormônio do crescimento, um peptídeo que age sobre as células pituitárias no cérebro para a estimular a produção e liberação do hormônio do crescimento endógeno.
    Deve ser aplicado SC, no abdome, 1 x dia e a dose é de 2 mg ( 2 frascos. Os pacientes do estudo que liberou a droga receberam a medicação por 52 semanas.
    Os efeitos colaterais mais comuns são artralgia, dor nas extremidades, mialgia, eritema e prurido no loca da injeção, edema periférico.
    O risco x benefício cardiovascular em longo prazo não foi estudado.
    Pode levar a intolerância a glicose e aumenta o risco de diabetes. Não sei se este paciente tem intolerância a glicose.
    A droga aumenta os níveis do fator 1 de crescimento isnulina-simile(IGF-1),que pode estar relacionado ao desenvolvimento ou progressão de doenças malígnas. Deve ser monitorado e a elevação => que 3 vezes o valor de referência deve levar a consideração de suspensão do uso da droga. Nos estudos clínicos a dosagem de IGF-1 foi feita a cada 3 meses.
    A droga não está disponível no nosso meio. O custo é de aproximadament 2000 dólares/mês.
    http://www.aidsmeds.com/articles/hiv_egrifta_tesamorelin_lipodystrophy_1667_19804.shtml
    Não encontrei informações sobre recidiva após suspensão de tratamento.

    Não há referência sobre o efeito sobre o acúmulo de gordura não abdominal. Se a giba é o que mais incomoda, talvez o paciente não obtenha o resultado esperado por ele.

    Se o acúmulo de gordura é visceral não vejo como cirurgia plástica poderia resolver, já a giba, já vi pacientes que retiraram com bom resultado.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente acho o tratamento da lipohipertrofia muito mais difícil que a lipoatrfoia, principalmente porque nem sempre a troca da TARV leva a melhora esperada, e muitas vezes esta opção não é possível. Tenho visto muitos pacientes com lipohipertrofia central em uso de LPV/r, e também nos esquemas poupadores de PI que utilizam efavirenz.
    Um dos questionamentos deste caso é o uso do Tesamorelin, para o tratamento da gordura abdominal e giba, Num trabalho apresentado no workshop de lipodistrofia em 2009 mostrava que diminuia a gordura visceral mas não demonstrava, comparando com o placebo, redução (estatisticamente relevante) do tamanho do abdome (Antiviral Therapy 2009 14 Suppl 2:A4). Num outro trabalho apresentado no workshop do ano passado mostrava novamente melhora da gordura visceral e lipídeos mas não mencionava a circunferência abdominal, e a melhora da gordura visceral era em média de 10% após 26 semanas de uso, e 20% dos pacientes abandonaram a pesquisa mas não revelavam a causa. Outro fator importante era que não houve redução dos marcadores inflamatórios relacionados com o risco cardiovascular. (Antivral Therapy 2010; 15 Suppl 4:A6). E provavelmente tudo deve recidivar quando da suspensão da medicação como ocorre com o GH.
    Neste caso, considero o exercício físico aeróbio o mais indicado, melhora muito o acúmulo da gordura visceral e faz diminuir a circunferência abdominal. Em alguns casos associo piruvato de cálcio+creatina para auxiliar na mobilização da gordura,. Para a giba a cirurgia de lipoaspiração é o método em que tenho o melhor resultado, mas cabe salientar que após a cirurgia o paciente não iniciar os exercícios a giba volta.
    Marcio Serra

    ResponderExcluir
  4. O médico assistente mostrou ao paciente os comentários no blog mas ele decidiu que vai usar GH. Disse que um cirurgião plástico de outra cidade o convenceu.

    ResponderExcluir
  5. Notícias do caso:
    O pacinte optou por tratamento com cirurgião plástico de outro estado.
    Está em uso GH SC. Até o momento sem resposta clinica.

    ResponderExcluir